Fórum de Segurança Pública mostra que 28% das mulheres sofreram violência em 2023
Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e revelado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) aponta que, em 2023, aproximadamente 28% das mulheres brasileiras com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência física. O dado revela a importância de iniciativas de combate à violência contra a mulher e o STJ vem divulgando campanhas esclarecendo que é possível romper o ciclo de violência.
Para que a mensagem de conscientização sobre a violência contra as mulheres alcance cada vez mais pessoas, o STJ reforça vem reforçando a campanha batizada de “Tem Saída!”. A primeira saída, segundo a campanha, é buscar ajuda. “É uma mensagem para situações de emergência”, enfatiza Danielle Lombardi, servidora da Coordenadoria de TV e Rádio do STJ. Segundo ela, a campanha tem como objetivo mostrar que é possível romper o ciclo de violência vivido por milhares de mulheres em todo o país.
Danielle Lombardi conta que, para chegar a campanha, o STJ entrevistou vítimas de violência doméstica para a produção de um vídeo que vai ao ar pela TV Justiça. “Algumas dessas mulheres, apesar dos traumas sofridos e das dificuldades em reviver essas histórias, aceitaram falar com a equipe como forma de ajudar outras vítimas a saírem desse ciclo”, disse.